Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor


Olá papás ...

 

A alimentação correcta desempenha um grande papel na manutenção da saúde e também na sua recuperação quando se aplicam processos dietéticos com fins terapêuticos.

Na alimentação vulgar atende-se mais ao paladar do que à saúde. Enquanto se mantiverem os velhos hábitos rotineiros seguidos pela maioria, será impossível manter em bom estado a saúde da população.

 

Nem todos temos os mesmos gostos nem os mesmos hábitos, mas todos pedimos saúde. A saúde é o maior bem que podemos "adquirir" e conservar, é preciosa demais para só nos lembrar-mos dela quando a perdemos, mas não basta pedir ... temos que lhe dar a devida importância e alimentar bem a nossa família. A palavra de ordem é PREVENÇÃO.  

 

images (72).jpg

As incompatibilidades alimentares são um facto muito importante que não deve ser ignorado na elaboração de qualquer regime alimentar. É bem conhecida a grande incompatibilidade entre a melancia e o vinho, pois já tem causado algumas vítimas. Embora as outras incompatibilidades não sejam assim tão graves, não deixam de ser  prejudiciais à saúde, ou melhor, de ir prejudicando todos os dias mais um pouco.

 

 

 Não conseguimos fazer uma alimentação saudável, se não combinarmos bem os alimentos ... e o que é que isto significa?  Que alguns alimentos em conjunto são benéficos para o nosso organismo e ajudam a uma melhor absorção de nutrientes e outros, infelizmente mais usuais na nossa alimentação, consumidos ao mesmo tempo, causam alguns problemas de saúde sem nos apercebermos.  Segundo estudos recentes na ciência nutricional e da saúde, os alimentos não têm efeito isolado,  agem em conjunto. Ingerir dois ingredientes ou até três ou mais juntos, surtem efeitos diferentes de consumi-los em separado. Não basta ingerir o que apetece e aguardar que o organismo trate do resto.  O processo da digestão em certos alimentos começa na boca, como é o caso dos hidratos de carbono ( pão, arroz, batata, etc.) e outros só quando chegam ao estômago, por exemplo, as proteínas (peixe, carne, ovos, queijo, etc.). Quando os alimentos são mal combinados, mesmo alimentos saudáveis, ficam tempo demais no estômago e nos intestinos e fermentam e a pior inimiga da nutrição é a fermentação.

 

A curto prazo, pode surgir problemas, como:

 

- Flatulência/Gases

- Cólicas

- Azia

- Indigestão

- Obstipação (prisão de ventre)

- Toxinas intestinais

- Abdómen inchado

- Alergias alimentares

- Metabolismo lento

- Aumento de peso

- Sono após as refeições

- entre outras

 

Vejamos então,

 

BOAS COMBINAÇÕES ALIMENTARES:

 boas combinações.jpg

 

  1.  Brócolo + Tomate 

  Previne o cancro - O tomate  possui licopeno  e o brócolo possui sulforano , o que os torna alimentos antioxidantes. O sulforano também bloqueia os efeitos nocivos da poluição do ar, ajudando muito em problemas respiratórios (asma, rinite alérgica, bronquite, etc).

 

  1. Agrião + Ovo

Para manter os ossos fortes - Combine o agrião, que é riquíssimo em cálcio, com alimentos ricos em vitamina D, como o ovo. Ajuda a manter os ossos saudáveis.

 

  1. Chá Branco + Chá de Hibísco + Chá de Carqueja

Para manter o intestino regular - Eliminam toxinas e ajudam no funcionamento do intestino (digestão, gases), estimulando o sistema imunitário. ATENÇÃO: Para crianças , substitua o chá branco (contém cafeína) por chá Vermelho (Rooibos) e o chá de Carqueja (contra-indicado a grávidas e crianças com menos de 3 anos) por Funcho..

 

  1. Sumo de Laranja + Castanha-do-Pará

 Longe de constipações -  A vitamina C, da laranja, auxilia na absorção do selénio contido na castanha, que é um importante nutriente para fortalecer a imunidade.

 

   5.  Vegetais folhas verde     +    Limão

alface+limão.jpg

 

 Os Alimentos ricos em Ferro (ex: Agrião, brócolo, alface,etc) são melhor absorvidos, se combinados com alimentos com Vitamina C  ( mas atenção que não podemos considerar algumas das frutas ácidas, como o caso da laranja, mesmo sendo elas ricas nesta vitamina )

 

 

 

6. Pimenta PRETA + Açafrão das Indias (Curcuma)

açafrao e pimenta preta.jpg

 

O Açafrão é o excelente anti-inflamatório e inibe o crescimento de células cancerígenas  e caso já existam, causa a apoptose ( "suicídio" de células malignas). No entanto, para o nosso organismo absorver o açafrão, da forma correta é necessário que se associe pimenta preta ou gengibre. A pimenta (em grão, moída na hora) multiplica 2.000 vezes a absorção da cúrcuma pelo organismo.

 

 

 

REGRAS DA COMBINAÇÃO:

 

- Comer um só tipo de Proteína por refeição (ex: peixe com ovo - má combinação)

- Não misturar alimentos proteicos com Hidratos de Carbono (ex: massa com carne)

- Comer apenas um tipo de Hidrato de Carbono por refeição (ex: batata frita e arroz - má combinação)

- Evitar misturar Hidratos de Carbono com alimentos ácidos (ex: tomate no pão) 

- Não abusar nas gorduras (preferir o azeite em cru, sem ferver)

- Comer fruta pelo menos 30 minutos antes das refeições e não misturar variedades (ex: sumos de fruta na refeição)

- Não combinar frutas doces com ácidas (evitar saladas de fruta ou papas de banana e laranja, habitualmente dado às crianças)

- Comer Melão ou Melancia isoladamente (utilizar como pequeno-almoço ou lanche)

- Reduzir sobremesas (os doces devem ser consumidos fora das refeições em pouca quantidade)

- Não juntar vinagre ou limão ao tomate

- Apenas um tipo de leguminosas por refeição

- Queijo com banana, combinação perigosa (a banana deverá ser consumida isoladamente, aguardar 1h até poder consumir outro alimento)

vegetais.jpg

Proteínas: carnes, peixe, marisco, produtos lácteos, ovos, leguminosas...

Hidratos de Carbono: pães, massas, batatas, arroz... 

Gorduras: azeite, manteiga, azeitonas, abacate...

Açúcares: açúcar refinado, mel, geleias, xaropes...

Ácidos: vinagre, produtos em conserva, chocolate, laranja...

Frutas Doces: melancia, maçã, pêra, pêssego, banana, figos, uvas...

Frutas Ácidas: laranja, morango, abacaxi, maçã reineta, marmelo, manga, ameixas, romã, nêspera, kiwi...

Leguminosas: grão, feijão, lentilha, ervilha, fava, grão de soja...

 

Bem hajam

 

 

 

 

 

 

 

 

-

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De A Vertigem a 22.03.2015 às 21:35

Este artigo é muito importante! Há tantos pecados nas misturas, por isso, por vezes as famosas indigestões, e pesos estomacais e inchaços sem compreensão aparente.

Já há anos que não misturo melancia com nenhum fruto e muito menos melão, e este também como (comia) isolado.
Contanto, desde que li uma informação de que o melão é um "proliferador" de Candida Albicans no organismo que nem quero ver ele à frente, porque é difícil de eliminar esta senhora do organismo!!


Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor