Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Olá papás ...
A alimentação correcta desempenha um grande papel na manutenção da saúde e também na sua recuperação quando se aplicam processos dietéticos com fins terapêuticos.
Na alimentação vulgar atende-se mais ao paladar do que à saúde. Enquanto se mantiverem os velhos hábitos rotineiros seguidos pela maioria, será impossível manter em bom estado a saúde da população.
Nem todos temos os mesmos gostos nem os mesmos hábitos, mas todos pedimos saúde. A saúde é o maior bem que podemos "adquirir" e conservar, é preciosa demais para só nos lembrar-mos dela quando a perdemos, mas não basta pedir ... temos que lhe dar a devida importância e alimentar bem a nossa família. A palavra de ordem é PREVENÇÃO.
As incompatibilidades alimentares são um facto muito importante que não deve ser ignorado na elaboração de qualquer regime alimentar. É bem conhecida a grande incompatibilidade entre a melancia e o vinho, pois já tem causado algumas vítimas. Embora as outras incompatibilidades não sejam assim tão graves, não deixam de ser prejudiciais à saúde, ou melhor, de ir prejudicando todos os dias mais um pouco.
Não conseguimos fazer uma alimentação saudável, se não combinarmos bem os alimentos ... e o que é que isto significa? Que alguns alimentos em conjunto são benéficos para o nosso organismo e ajudam a uma melhor absorção de nutrientes e outros, infelizmente mais usuais na nossa alimentação, consumidos ao mesmo tempo, causam alguns problemas de saúde sem nos apercebermos. Segundo estudos recentes na ciência nutricional e da saúde, os alimentos não têm efeito isolado, agem em conjunto. Ingerir dois ingredientes ou até três ou mais juntos, surtem efeitos diferentes de consumi-los em separado. Não basta ingerir o que apetece e aguardar que o organismo trate do resto. O processo da digestão em certos alimentos começa na boca, como é o caso dos hidratos de carbono ( pão, arroz, batata, etc.) e outros só quando chegam ao estômago, por exemplo, as proteínas (peixe, carne, ovos, queijo, etc.). Quando os alimentos são mal combinados, mesmo alimentos saudáveis, ficam tempo demais no estômago e nos intestinos e fermentam e a pior inimiga da nutrição é a fermentação.
A curto prazo, pode surgir problemas, como:
- Flatulência/Gases
- Cólicas
- Azia
- Indigestão
- Obstipação (prisão de ventre)
- Toxinas intestinais
- Abdómen inchado
- Alergias alimentares
- Metabolismo lento
- Aumento de peso
- Sono após as refeições
- entre outras
Vejamos então,
BOAS COMBINAÇÕES ALIMENTARES:
Previne o cancro - O tomate possui licopeno e o brócolo possui sulforano , o que os torna alimentos antioxidantes. O sulforano também bloqueia os efeitos nocivos da poluição do ar, ajudando muito em problemas respiratórios (asma, rinite alérgica, bronquite, etc).
Para manter os ossos fortes - Combine o agrião, que é riquíssimo em cálcio, com alimentos ricos em vitamina D, como o ovo. Ajuda a manter os ossos saudáveis.
Para manter o intestino regular - Eliminam toxinas e ajudam no funcionamento do intestino (digestão, gases), estimulando o sistema imunitário. ATENÇÃO: Para crianças , substitua o chá branco (contém cafeína) por chá Vermelho (Rooibos) e o chá de Carqueja (contra-indicado a grávidas e crianças com menos de 3 anos) por Funcho..
Longe de constipações - A vitamina C, da laranja, auxilia na absorção do selénio contido na castanha, que é um importante nutriente para fortalecer a imunidade.
5. Vegetais folhas verde + Limão
Os Alimentos ricos em Ferro (ex: Agrião, brócolo, alface,etc) são melhor absorvidos, se combinados com alimentos com Vitamina C ( mas atenção que não podemos considerar algumas das frutas ácidas, como o caso da laranja, mesmo sendo elas ricas nesta vitamina )
6. Pimenta PRETA + Açafrão das Indias (Curcuma)
O Açafrão é o excelente anti-inflamatório e inibe o crescimento de células cancerígenas e caso já existam, causa a apoptose ( "suicídio" de células malignas). No entanto, para o nosso organismo absorver o açafrão, da forma correta é necessário que se associe pimenta preta ou gengibre. A pimenta (em grão, moída na hora) multiplica 2.000 vezes a absorção da cúrcuma pelo organismo.
REGRAS DA COMBINAÇÃO:
- Comer um só tipo de Proteína por refeição (ex: peixe com ovo - má combinação)
- Não misturar alimentos proteicos com Hidratos de Carbono (ex: massa com carne)
- Comer apenas um tipo de Hidrato de Carbono por refeição (ex: batata frita e arroz - má combinação)
- Evitar misturar Hidratos de Carbono com alimentos ácidos (ex: tomate no pão)
- Não abusar nas gorduras (preferir o azeite em cru, sem ferver)
- Comer fruta pelo menos 30 minutos antes das refeições e não misturar variedades (ex: sumos de fruta na refeição)
- Não combinar frutas doces com ácidas (evitar saladas de fruta ou papas de banana e laranja, habitualmente dado às crianças)
- Comer Melão ou Melancia isoladamente (utilizar como pequeno-almoço ou lanche)
- Reduzir sobremesas (os doces devem ser consumidos fora das refeições em pouca quantidade)
- Não juntar vinagre ou limão ao tomate
- Apenas um tipo de leguminosas por refeição
- Queijo com banana, combinação perigosa (a banana deverá ser consumida isoladamente, aguardar 1h até poder consumir outro alimento)
Proteínas: carnes, peixe, marisco, produtos lácteos, ovos, leguminosas...
Hidratos de Carbono: pães, massas, batatas, arroz...
Gorduras: azeite, manteiga, azeitonas, abacate...
Açúcares: açúcar refinado, mel, geleias, xaropes...
Ácidos: vinagre, produtos em conserva, chocolate, laranja...
Frutas Doces: melancia, maçã, pêra, pêssego, banana, figos, uvas...
Frutas Ácidas: laranja, morango, abacaxi, maçã reineta, marmelo, manga, ameixas, romã, nêspera, kiwi...
Leguminosas: grão, feijão, lentilha, ervilha, fava, grão de soja...
Bem hajam
-
–