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O principal objetivo de estimular a leitura dos rótulos, é levar as famílias a entender o que estão a consumir. Este ato, contribui para a melhoria da saúde e qualidade de vida de todos. É fundamental, conversarmos com os nossos filhos durante as compras de forma a que entendam o que são produtos 'bons' e que podemos colocar no carrinho de compras e quais os produtos 'maus' que não devemos escolher. Para além de, nesse momento estar-mos a ensinar,  estimula-mos também o desenvolvimento da criança.

Muitos papás não ligam à informação e composição dos produtos (os quais muitas vezes, trazem letras minúsculas no que mais é importante e  letras gigantes no que é estratégico vender)  e nem sabem que estão a oferecer  aos filhos, alimentos super perigosos para a saúde. Quando tentam decifrar o que está escrito, deparam-se com um grande problema ... PERCEBEM POUCO OU NADA! 

 

 Existem diversas informações que devemos ter em conta, antes de comprar qualquer produto alimentar. É certo que nem sempre temos muito tempo disponível para realizar este tipo de leituras, mas se este hábito for rotineiro, acabamos por  conhecer bem os produtos e a selecionar os melhores.  Esta atitude pode melhorar a saúde da vossa família. Faça as escolhas certas!

 

Vou explicar alguns passos fundamentais a ter em consideração na hora da compra, se bem que, têm que saber que os rótulos têm mais informações para além destas, importantes, mas não tão 'urgentes' de entender ...

 

Vamos a isso:

 

LISTA DE INGREDIENTES: 
Encontra-se por ordem decrescente, isto é, o produto que está em maior quantidade aparece em 1ºlugar e o que está em último, apresenta menor quantidade.

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 O QUE DEVEMOS TER EM ATENÇÃO? Estas bolachas, à primeira vista são integrais e saudáveis. Vejamos com calma a lista de ingredientes:

- Em primeiro lugar vem, farinha de trigo branca e só em segundo farinha de trigo integral, significa que, este alimento é maioritariamente constituído de farinha branca, como é óbvio, quando falamos que os produtos integrais são os mais aconselhados, falamos em produtos que contenham  APENAS farinhas integrais na sua composição ou pelo menos que seja o primeiro ingrediente da lista...que não é o caso.

- Açúcar - o mascavado vem em sexto lugar, enquanto que o açúcar (refinado) é o terceiro da lista. Já não basta, a farinha branca ser considerada refinada e no organismo ser assimilada como açúcar, ainda contém açúcar refinado

 

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 DEVEMOS:

 

  •     Eliminar os alimentos que tenham nos primeiros lugares, GORDURAS, AÇUCARES e idênticos (sacarose, frutose,dextrose, xarope de milho ou glucose) e FARINHA DE TRIGO BRANCA;

 

  • Evite produtos que contenham conservantes, corantes artificiais, aditivos e adoçantes: (ex: Maltodextrina e E-xxx). O glutamato monossódico é um dos piores aditivos alimentares.

 

  • Evite ingredientes com: gordura saturada (e hidrogenada ou trans) melhor será, privilegiar  as gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas.

 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

 

  • Prefira alimentos com menor densidade calórica (kcal/100g). Um valor superior a 400 kcal por 100g de produto é bastante elevado.

 

  • Produtos ricos em hidratos de carbono (pão, cereais, barras, bolachas, biscoitos, etc.) com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são geralmente boas escolhas. Um valor superior a 10g seria excelente.

 

  • Nos mesmo produtos e relativamente às gorduras, procure valores inferiores a 10g por cada 100g de produto alimentar

 

  • Atenção ao Sódio (sal) – máximo 5g/dia
    (consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

 

 

Os papás que têm filhotes (ou mesmo eles próprios) com alergias ou intolerâncias alimentares, têm obrigatoriamente que ler com muito cuidado, todos os ingredientes e informação que os produtos alimentares trazem.

 

NOTA: Imprimam este "post" e levem-no convosco na altura das compras

 

BEM HAJAM!!

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2 comentários

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De Mara Simões a 30.10.2014 às 14:17

Boa tarde Tânia, desde que acompanho o blog tenho reparado com muita frequência nos rótulos das embalagens e não que para meu espanto em quase todos os produtos que compro Exxx ou Maltodextrina, por isso pergunto onde podemos comprar alimentos para o dia-a-dia que não contenham estas substâncias?
Obrigada
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De oprincipezinhocomebrocolos a 30.10.2014 às 17:52

Olá Mara ;) não são difíceis de encontrar, qualquer supermercado tem produtos de qualidade, temos é que perder um pouco mais de tempo nas compras, de forma a olhar os diversos rótulos com calma, principalmente, nestas primeiras vezes, que estamos a contatar com uma realidade diferente do normal. Depois de já conhecer os alimentos melhores , a ida às compras já é mais rápida e fácil. Existem alguns alimentos que só nas lojas de produtos naturais. Espero ter ajudado, mas se sentir alguma dificuldade, em algum alimento específico, estou por aqui ;) Beijinho

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