Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mais sobre mim

foto do autor


 

 

aaa.jpg

 

LEVAR A NATUROPATIA ÀS ESCOLAS

Projeto: “ CRIANÇA NATURAL, CRIANÇA FELIZ! “

 

 

 

O ato de nos alimentarmos é um ato fundamental, precioso e cheio de sentido; associado ao ato de respirar, transforma-se num “ato de vida”. Apesar de todas as últimas grandes descobertas científicas, praticamente metade dos 3 mil milhões de indivíduos que vive nos países industrializados, encontra-se doente em consequência do “desequilíbrio alimentar” : obesidade, diabetes, hipertensão, excesso de colesterol, doenças degenerativas, infeções frequentes ... Um dos segredos que permite resolver estes problemas, resume-se, para todos os terapeutas e principalmente para os naturopatas, numa palavra: educar!!! Educar incansavelmente todas as crianças e pais, para uma melhor seleção alimentar.

A Naturopatia para além de ser uma terapia complementar, é uma filosofia de vida. Esta filosofia baseia-se essencialmente em estimular o sistema imunitário para que o organismo consiga defender-se das várias toxinas, vírus, bactérias, que o invadam, sem ser necessário o uso de medicação. É bem mais fácil agirmos prevenindo, do que lamentar-mos pela doença que 'decidiu' escolher-nos a nós como refém. É a ciência, que tem como objetivo trazer saúde através de meios e métodos naturais (alimentação, argiloterapia, terapia ortomolecular, fitoterapia, shonishin (acupunctura pediátrica sem agulhas) hidroterapia, ventosoterapia, reflexologia, etc). Um naturopata avalia doentes e não doenças, cada pessoa é diferente e precisa de ser observada individualmente. Os sintomas (obstipação, gases, dores, cansaço, entre outros), são vistos como um sinal de que, o corpo não está a funcionar corretamente, o naturopata procura entender a causa desses sintomas.

 

NATUROPATIA PEDIÁTRICA : Como pais devemos ter consciência que os nossos filhos podem privilegiar destes métodos naturais para alcançar a saúde e ficar longe de doenças. Há que perceber, que a utilização de fármacos e antibióticos pode e deve ser reduzida.

Atualmente, as informações sobre alimentação são super abundantes e, a nossa educação nutricional é mais fraca que nunca! O futuro dos nossos filhos é alarmante, estima-se que vivam menos 10 anos que a geração presente... é urgente e prioritário selecionar alimentos saudáveis para oferecer às crianças e fazê-las sorrir.. a prevenção é o primeiro passo!

 

 

ÚTIL EM CASO DE:

 - Acne

- Alergias

- Amigdalite

- Anemia

- Ansiedade

- Asma

- Apetite (falta de)

- Bronquiolite

- Bronquite

- Cistite (Infeção urinária)

- Cólicas intestinais

- Concentração (falta)

- Constipação

- Défice de atenção

- Depressão infantil

- Dermatite das fraldas

- Diabetes tipo I e II

- Diarreia

- Doença Celíaca (intolerância ao glúten)

- Eczema

- Educação alimentar

- Enurese noturna (xixi na cama)

- Espetoração (excesso de muco)

- Faringite

- Febre

- Hemorróidas

- Hipertrofia dos adenóides

- Imunidade (estimulação)

- Insónia

- Obesidade

- Obstipação (prisão de ventre)

- Otites

- Parasitoses intestinais

- “Sapinhos” (Candidiase oral)

- Tosse

- Vacinas (diminuir os efeitos negativos)

 



 

images (46).jpg

 

 

MISSÃO:

 

- Conectar e construir a confiança com as famílias por meio do diálogo e da linguagem que seja compreensível e de conversação, quando falamos sobre as condições de saúde das crianças - através das palestras

 

 

 

- Chegar ao maior número de famílias possível, ajudodando-as a entender que carências nutricionais estão a ser sentidas no organismo da criança, selecionando uma lista individual dos alimentos que deverão ser prioritários, de forma a restabelecer a saúde da criança e tornar o seu sistema imunitário forte, combatendo variadíssimas patologias do dia-a-dia, sem o uso de constante de fármacos - através da consulta



- Sensibilizar todos os educadores e direção escolar, para uma escolha cuidada das ementas e introdução de, pelo menos, um dia vegetariano por semana (caso a instituição ainda não tenha) através de aconselhamento naturopático à instituição.

 

- Implementar um ciclo de palestras, para pais e educadores sobre: Plantas Medicinais para Crianças”, “Apender a ler os rótulos dos Alimentos”, “Tratamento Natural para patologias do dia-a-dia”, “O Perigo dos Açúcares”, “Alimentação Vegetariana”, “Como ficar longe das doenças”, entre outros temas.

 

- Fazer Workshops de Cozinha Vegetariana (prático, com elaboração de receitas)

 

 

Visão

- Criar um mundo mais saudável para crianças e adultos.

- Reduzir o número de doenças infantis  ensinando as famílias, como podem ser proativos em relação à saúde. Ao fazê-lo, pretendemos evitar muitas das doenças crónicas que atualmente assolam este país - muitos dos quais são evitáveis ​, basta  inverter o processo da doença na infância

 

 

PRINCIPAL OBJETIVO:

 

1- Proporcionar aos pais uma ferramenta útil, essencial e urgente, para que possam contribuir para a saúde dos seus educandos, fazendo da sua mesa uma “farmácia”.

2- Dar a conhecer a MEDICINA NATUROPÁTICA e os seus benefícios para a saúde da população

3- Criar crianças saudáveis e felizes

 

 

 

COMO VAI FUNCIONAR?

 

a) Consulta - A Naturopata irá às escolas e creches que aderirem ao projeto, Criança Natural, Criança Feliz ”, faz a consulta (cerca de 1h) à criança(dos 0 aos 16 anos), que será acompanhada pelos pais

 

b) Palestras e Workshop de Cozinha- 1 vez por mês ou a combinar com cada instituição

 

 

AS INSTITUIÇÕES OU PAIS INTERESSADOS, EM MAIS INFORMAÇÕES, ENVIAR E-MAIL: naturopatataniacosta@gmail.com

 

 

Bem hajam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor