Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mais sobre mim

foto do autor


torrada.jpg

Olá Papás ;) hoje o tema é um ALERTA...as tão gostosas torradinhas, que normalmente comemos, são na verdade um grande perigo para a saúde. Vou explicar-vos porquê...

 

Existe um composto, a acrilamida que é produzida através da reação do calor sobre os alimentos ricos em hidratos de carbono e em particular num aminoácido chamado asparagina, quando a temperatura excede os 120 ºC.

Através de uma reação chamada “reação de Maillard” os hidratos de carbono contidos num alimento vão associar-se à asparagina produzindo assim a acrilamida. Embora já se conhecesse esta substância, tendo sido mesmo desde 1994 classificada pela IARC como pertencendo ao grupo de substâncias provavelmente cancerígenas, seria só em 2002 que um estudo sueco anunciaria ter detetado a presença de acrilamida nos alimentos ricos em hidratos de carbono que tivessem sido aquecidos tais como: batatas fritas e pão. Não foi detetada em alimentos que não tenham sido aquecidos ou que tivessem sido cozidos.

Estes alimentos tostados, podem originar glicidamida - um composto genotóxico que provoca mutações no DNA, com consequente risco de aparecimento de células neoplásicas e de cancro. 

Não se sabe ainda qual o limite de segurança a partir do qual poderá representar um problema sério para a saúde, porque os estudos ainda só foram conclusivos em animais, estão a ser feitos mais estudos, agora em humanos, os quais estamos à espera de conclusões. Segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE qualquer exposição à substância representa sempre um risco, mesmo que muito baixo e quanto maior for o consumo, pior.

 

Visto isto, o melhor mesmo será reduzir ao máximo a ingestão de torradas (aquecer apenas), bolachas e alimentos muito torrados e batatas e alimentos fritos. Os alimentos queimados, ou quase, terão obviamente que ser rejeitados.

 

No próximo ano, 2015, serão emitidas as recomendações finais da EFSA sobre este tema.

 

Bem hajam

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor